
“Quando os ventos de mudança sopram, umas pessoas levantam barreiras, outras constroem moinhos de vento.” Érico Veríssimo
Mudar é preciso, pois viver não é nunca nem para sempre.
O café esfria e alguns beijos também. E já não há mais sentido em dividir a cama e as manhãs. Mudar é imprescindível, mesmo que aos pequenos goles.
A casa encolhe e deixa de abrigar tantos planos, brinquedos e risos. Mudar é real, mesmo que sem endereço definido.
As roupas não servem mais, nem sob a promessa mais adulterada. Ficam justas ou ficam frouxas, isso oprime ou abandona, sufoca ou rejeita. Mudar é atual, vestindo-se por dentro.
Os livros na estante não precisam seguir a mesma ordenação: por ano, título, autor. Eles pedem algo de liberdade para ir e vir. Mudar é vital, quase literal.
A língua pede novos sabores. Porque conhece o doce, o amargo, a acidez. Tudo o que quer, por vezes, é arder como fogo. Mudar é chama, queima feito saudade.
E o ofício também enfastia se o pensamento não flui, não vaza, não dispersa. Quem cria deixa a alma renascer; quem se fecha, padece. Desaparece. Mudar é inadiável, para que o espelho reflita a imagem: reconhecida.
O calendário segue, o programa do final de semana, do mês que vem, do ano próximo. Tudo vai em sucessão e o tempo escoa. Notável seria se o amanhã fosse hoje, se o ontem fosse apenas uma ligeira cócega na mente e o hoje fosse transformador. Mudar é épico, de um dever atemporal.
E a vida pode ser preenchida, com amor, com despudor, com crença, com isolamento. Desde que se abra uma caixa corpulenta onde possam ser lançados o desafeto, o desassossego e o receio de seguir. Mudar é desapego e caixas lotadas de desespero devem ser lacradas e esquecidas num canto.
Caixas vazias precisam ser abertas e abarrotadas, folhas em branco carecem de ser rabiscadas, e, em um silencio ou outro, são prioritários alguns alaridos. Mudar é fazer tudo de novo, mesmo que um pouco igual, pois é uma forma de ressurgir.
Viver é obrigatório e mudar é para todo o tempo, incessantemente.
Simplesmente amei…Eu que sou 100% a favor de todo tipo de mudança me vi no seu texto…”Mudar é imprescindível, mesmo que aos pequenos goles.”
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada, Ki, mudar é prioritário. Em situações em que a mudança se torna clara, até chocante, paramos para pensar nela, mas o fato é que podemos mudar em pequenos atos, em pensamentos curtos…sem nem nos darmos conta…é só deixar…né?
CurtirCurtir
Excelente!! Feito sob medida para você, fez com que servisse de graça para mim. Obrigada por mais um texto em que enxergo meu momento.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Não foi feito para mim. A missão foi cumprida, da identificação de quem lê. Que bom que gostou!
CurtirCurtir
Adorei também!! Encaixou no momento em que vivo. Bjs
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que ótimo que gostou. Viver é isso, não, mudar, transformar o que for possível, dar a volta…beijo.
CurtirCurtir
Estou me sentindo a própria!!! Imagine que sou de Gêmeos! Eu vivo planejando e elaborando mudanças. Como sempre, você me atingiu em cheio! Beijos
CurtirCurtido por 1 pessoa
Tia, mentes criativas precisam de mudança, para alcançar a plenitude, não é?
Beijo imenso.
CurtirCurtido por 1 pessoa