Doce de abóbora

 pumpkin-1713381_960_720

Dê-me um pouco de doce de abóbora e leve consigo a lembrança do meu sorriso mais lídimo e pueril.

Haverá época de falar das apresentações, das receitas, se cremoso ou enrugado, cheio de fiapos, se duro ou pastoso, se em pedaços ou por inteiro, se põe côco, tira côco. Mas hoje o capítulo é outro.

A maior cilada é achar que o doce deve ser comido com a boca saturada, arredondada, varrida por saliva. Não. Conveniente é delongar o momento, que eterno não será, mas que possa ser incessante o bem que dure, se Vinícius permite a inclusão da ideia.

Infância é um dos sinônimos do doce, que carrega consigo o gosto sublime das festas juninas, quando eu me desafiava aos anos e ousava visitar o colégio dos irmãos em época de celebrações, já que, eu mesma, ainda não havia sido educada em círculos sociais. Olhava por tudo à procura do alaranjado da vida, enquanto minha mãe esforçava-se por me arrastar para a sala do Bingo.

E dado um momento perfeito para mim, era possível saciar-me até os interstícios.

Também o doce é impregnado com o cheiro de todo mundo que já quis me acarinhar. Qual não era a minha realização quando chegava à casa de alguém que descortinava a geladeira com seus potes e potes do meu dileto doce! Posso estar apenas sonhando, mas duas ou três vezes, esse devaneio se fez real e lá era eu a dona de todas as delícias, sem interrupções, à hora que eu adotasse para me arremessar.

Mais do que o sabor da hortaliça em si, o doce de abóbora tem sabor de paixão. Até porque o mais gostoso do mundo, numa opinião quase nada viciada, nada cega e bem pouco randomizada, é o do meu esposo, que nele coloca uma boa dose de amor, desconfio eu. E acabo guardando à geladeira, fingindo que dele me esqueço e sofrendo intimamente com a possibilidade de alguém descobri-lo ali guardadinho e querê-lo para si.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s